O Projeto Crê-SER objetiva empoderar adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica como pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos em atuar eticamente como agentes de transformações socioambientais.

Atuamos em escolas públicas, de regiões de baixa renda, com adolescentes entre 14 e 17 anos. Trabalhar com eles requer habilidades do facilitador e o uso de estratégias de aprendizagem criativas, atraentes e variadas. Dessa forma desenvolvemos os temas por meio de dinâmicas de grupo, atividades vivenciais ao ar livre, teatro, simulações, depoimentos de convidados, atividades artísticas e outras metodologias ativas.

Proporcionamos várias atividades fora da sala de aula, levando o jovem a ter a experiência de estar dentro da universidade, em empresas de alta tecnologia e em espaços culturais.

Ao desenvolvermos as competências socioemocionais aprofundamos temas como: conceito de si; modelos mentais; qualidade de vida; identidade e diversidade; transformando sonhos em metas; projeto de vida; sexualidade e afetividade e desenvolvimento das relações sociais.

 

Trazemos reflexões sobre as mudanças no mundo do trabalho e sobre as tendências e inovações cada vez maiores e mais frequentes que nos obrigam a assumir posturas profissionais diferenciadas. Aprofundamos temas como: empregabilidade, processos seletivos, elaboração de currículo, simulação de entrevistas de emprego, orientação vocacional e realizamos uma formação em informática para o mundo do trabalho. Para vivenciar os desafios profissionais atuais, nossos jovens criam e executam uma empresa jovem.

 

Promovemos reflexões sobre a crise socioambiental atual por meio de atividades inspiradas no guia dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável da UNESCO. Quanto as questões políticas, assumimos uma postura institucional apartidária, e convidamos o jovem a refletir sobre o papel do cidadão, seus direitos e deveres. Explicamos os processos eleitorais, canais de fiscalização e fazemos uma visita guiada na Assembleia Legislativa. Os jovens finalizam essa fase identificando um problema socioambiental, criando e executando uma ação pela causa que escolherem.

Esse programa é a evolução da metodologia já aplicada em mais de 100 grupos, desde 2006. A média das milhares de avaliações de jovens que participaram é acima de 9, validando toda a metodologia e objetivos do Projeto.

Confira alguns depoimentos!

Alessandro Rocha

 

Gestor de projetos no SEBRAE

Importante ressaltar o comprometimento, profissionalismo, respeito aos jovens e foco nos resultados que a equipe da Gente de Bem demonstrou. Tais qualidades proporcionaram o cumprimento das metas estabelecidas na proposta, médias de avaliação acima de 9,0 e o consequente retorno do investimento do SEBRAE nesses jovens.

Diretora Telma Pelegrini Staniszewski

 

Colégio São Mateus

Consideramos que seria de extrema importância a continuidade desse projeto, pois além da excelência a qual se destaca, garantiria a oportunidade de tantos outros jovens participarem de uma formação única em suas vidas. (...) Ficamos extremamente satisfeitos em firmar essa parceria e agradecemos pela maneira extraordinária com que nossos alunos conseguiram se desenvolver.

Fernanda
Anjos

 

Participante do Crê-SER em Curitiba

São ensinamentos referentes ao mercado de trabalho que refletem na minha vida pessoal. Foi com muito comprometimento e querendo sempre nos desafiar que a Organização reforçou em mim a persistência, confiança, responsabilidade e força de vontade. Atualmente, como reflexo desse curso, tive a possibilidade de trabalhar em uma grande empresa automobilística.”

Gestor da Petrobrás

 

Coordenação desenvolvimento e cidadania Petrobras

O projeto está sendo desenvolvido superando as expectativas iniciais. Atravessou problemas decorrentes de greve de colégios, atrasando o cronograma. Mas buscou soluções e esteve como referência para instituições de ensino e para os participantes. As contrapartidas foram executadas corretamente. As ações propostas foram documentadas (listas de presenças, fotos, vídeo e relatórios de pesquisa de satisfação).

Localização

 

Rua Emiliano Perneta, 275
1º Andar  |  Centro

Curitiba  |  Paraná

41 3023 1310

contato@gentedebem.org

  • E-mail Gente de Bem
  • Facebook Gente de Bem
  • YouTube Gente de Bem

© 2018 Grafo Estúdio